Vegeta

Vegeta

Vegeta (em japonês: ベジータ Bejīta?) é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá Sayōnara Son Gokū (em japonês: さようなら孫悟空 Adeus Son Goku?), publicado originalmente em 1988, e no sexto episódio do anime Dragon Ball Z, como o príncipe da raça praticamente extinta de guerreiros alienígenas, chamados Saiyajins. Vegeta foi um dos primeiros antagonistas da série, visando utilizar o poder das esferas para obter imortalidade e domínio sobre toda a galáxia. Após o surgimento de inimigos em comum, Vegeta se vê forçado a formar uma aliança com os protagonistas da série. Com o tempo, ele se torna um aliado fiel ao personagem principal da série, Goku. Vegeta é conhecido por sua rivalidade com Goku, pois apesar de todo seu treinamento e sangue real, acreditava que sua força e técnica eram inferiores às dele.

História

Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade.[1] Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas de Freeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.

Anos depois, Vegeta finalmente se torna Super Saiyajin e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina com seu filho Trunks e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo, em que ajuda Gohan a derrotar Cell em sua forma perfeita.

Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta dos dois, Vegeta o enfrenta sozinho e percebendo o erro que tinha cometido, se sacrifica tentando derrotar Majin Boo. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, Boo é derrotado.

Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar.